terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sobre a equipa B, num texto que vale a pena ler. (porque é melhor reflectir sobre o nosso Benfica do que explanar a nojice que é o FCP)

Creio que este texto do Olhos na Bola resume na perfeição o que deve ser a utilidade deste escalão. Não pode ser um projecto de vaidade pessoal, não pode ser uma moda reiniciada há 3 anos à qual o Benfica tinha de aderir e não pode ser o sítio onde se despejam jogadores excendentários. A equipa B do Sport Lisboa e Benfica tem de ser a ponte. É o sítio onde os jogadores ganham a famosa experiência numa Liga mais dura que a 1ª. É um lugar onde se pode errar sem pressão, para que o treinador possa ensinar usando esses mesmos erros. É onde um jogadore se desenvolve com cheiro a Benfica. Não digam que não há qualidade ali. Há. Muita. Não digam que não há experiência, pois parecem aquelas empresas que se recusam a empregar recém-licenciados. E pior: há experiência! Quantos jogos tem, nas duas últimas épocas e meia, Lindelof pela equipa B? Eis o número: talvez uns 75! Isto é falta de experiência? Bruno Varela? O mesmo! Fábio Cardoso, 20 anos e emprestado ao Paços de Ferreira, tem 54 jogos! Lembram-se Hany Mukthar? Pois... Sabem quantos jogos ele tem no mesmo período? 18! Quem está mais pronto? Dito isto, oxalá que ele se torne num excelente reforço! Mas experiência? Pois...
Isto tudo dá livre acesso à A? Não. A realidade competitiva é a mesma? Não é assim tão diferente quanto isso! Reparem: exceptuando 5/6 equipas da I Liga, as restantes estão ao alcance competitivo da II Liga. Mais: o Benfica B pode ser B, mas é Benfica. Com tudo o que isso implica!
O excelente texto do blogue Olhos na Bola foca ainda uma questão muito importante: o intercâmbio de jogadores. Quando o jogador está a ser pouco utilizado, reforça a B para ganhar rodagem e níveis físicos. Fez-se isso Benito e Amorim. São hoje jogadores mais aptos para a A? São pois. Tiveram oportunidade competir. E isso é o que interessa. E ter miúdos a "cheirar" a equipa A é tão motivante! Leiam o texto, diz as coisas melhor do que eu... E eu que não era fã de Hélder Cristóvão, tenho que admitir que há ali coisas muito positivas a registar. Se evoluir, se aprender algumas coisas com Jesus, quem sabe, um dia...

Em relação ao Porto e suas campanhas: está provado, tacitamente, o que André Simões disse ao árbitro. Porque gente da estirpe dele só entende esse tipo de linguagem. Quero saber também o que o gordo BB tem a dizer sobre o karateca Jackson... Mais do que nunca exige-se aos nossos jogadores e treinador esforços a dobrar para trazer o título para a Luz. Não para lhes esfregar no focinho, que não merecem isso sequer, mas para os colocar no lugar devido!

Mais: gostaria que o Benfica, publicamente, perguntasse ao Porto se é com a instigação deste tipo de comportamento que quer salvar o futebol português... E desculpem, dispensei linhas a mais aos porquinhos.   /

Adenda: Como sou intelectualmente honesto: há uns tempos interroguei-me sobre a compra de Jonathan. As interrogações continuam. Um jogo é um jogo apenas. Porém, o uruguaio promete... Era só.  

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.