terça-feira, 14 de julho de 2015

Espionagem no futebol via jornal

Hoje apareceu na imprensa que Jesus continua a tentar gente ligada ao Benfica. Pior: anda a tenta sacar informação do que se passa no Seixal. Claro que muitos saltaram para cima disto como gato para bofe! 

Jesus tem pedido informações a jogadores e staff do BenficaPara já, continuo a achar muitíssimo interessante como muitos passam a dar crédito à imprensa, para textos (na blogosfera e facebookesfera bemfiquista) depois insinuarem que os pasquins só publicam mentiras. Sobre o assunto em questão, tomo-o com uma pitada de sal e com o cuidado de tentar saber se há algum fundo de verdade. Foi o DN que publicou a notícia e o modo como descrevem os alegados factos sugerem um fundo de verdade. Nomeadamente os pedidos dos dados documentais referentes à preparação da época passada. 

O que está aqui em questão é a credibilidade do jornal. Em primeiro lugar, não é só Jesus que o DN coloca na berlinda. Também o nome do Benfica! Porquê? O jornal aponta sempre "fonte do Benfica". Ou seja, estamos (provavelmente) perante o que se chama uma "fuga controlada de informação", muito comum no jornalismo, num jogo em que os clubes e jornais são e sempre foram coniventes (por muito que custe a muitos perceber). Jesus foi "apanhado com a boca na botija"! Tem três soluções: ou desmente o jornal e, perante a gravidade dos factos, exige que o DN se retracte e que aponte a fonte; deixa o assunto morrer, como é habitual nas grandes polémicas do futebol nacional (sendo que o Benfica, a ser verdade, deve continuar a "alimentar" a fuga como modo de desestabilizar o adversário); ou assume em público os seus actos, admitindo tacitamente que o trabalho feito no Benfica, sob seu escrutínio mas com uma estrutura altamente competente, produziu resultados e que isto foi um atalho para moldar o seu Sporting. Ah e que o Benfica legitimamente declinou a cedência dos documentos. 

Não me chocam os pedidos da documentação. É normal, já todos o fizemos quando mudamos de emprego... Trata-se de atalhar trabalho! Agora pedir comparações entre ele e o trabalho de Rui Vitória e prosseguir com o aliciamento de funcionários (se for verdade) é muito grave. E desestabilização psicológica. Se Jesus quer saber realmente que mudanças existem terá de ser homem e perguntar ao colega de profissão o que acha das coisas no Seixal. Se quer gente do Benfica, é legítimo também: faça uma abordagem oficial. Agora procurar subterfúgios menos claros e expedientes dignos de espionagem à moda da Reboleira não. Nem o nome do Sporting Clube de Portugal merece isto, pois a instituição é mais do que as pessoas! E curiosamente fui pesquisar os 10 primeiros blogues do Sporting que aparecem no Google. Nenhum deles fala no assunto! Vergonha?  Espero que dentro do Benfica actual todos sejam leais o suficiente para denunciar qualquer manobra menos clara e qualquer conversa com Jesus. Por muito inocente que possa parecer. O Benfica merece-o e Rui Vitória não merece traidores!

Mais uma vez, sublinho: tomem as notícias com um pouco de sal. Quando convém passam a ser verdade? Não creio! Analisem o assunto em si e não os supostos factos. Analisem o assunto e generalizem. Por exemplo, se algum dia se comprovar que o Benfica tem este tipo de comportamento é de condenar! Veementemente! Como muita vez condenei o comportamento "taberneiro" de Jesus, quando muitos o exaltavam por ser... genuíno! Veremos o que achamos desse genuíno!

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.