segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sinceramente, não me venham com coisas!

"Ah e tal tu agora só dizes mal, mas depois vais para o Marquês! Já no ano passado era igual..."

Esta frase resume o sentimento que muitos benfiquistas querem inculcar nos adeptos mais... críticos. Para já, há, obviamente, gente que dramatiza e empola qualquer situação. Mas esses fazem-no na derrota e na vitória. Depois os que desejam uma ida ao mercado não são um bando de histéricos. São gente que, na sua humilde opinião, verificam que há falhas no plantel. E essa opinião vale tanto como aqueles que acham que... o Benfica de JJ era mais tipo Real e agora temos mais tipo Barcelona. Podia rir um bocadinho, mas não o faço porque respeito toda gente!

Não me venham mesmo com coisas! Estar desagradado com mais uma derrota é perfeitamente legítimo. E sim, isto é como acaba e não como começa. Óbvio. La Palice dixit (por acaso o dito cujo nada tem a ver com a expressão)! Mas ao cabo do terceiro jogo não ganhar dá-me cabo da mona. É que eu ainda sou tempo em que as pré-temporadas eram exigentes a esse nível. Aliás, em 1993, ganhámos ao Barcelona e ao Man. United. E é claro que a malta exultou e se perdêssemos garanto que ninguém vinha com essa conversa! É que já perdemos tudo nas pré-temporadas e acabámos no Marquês (foi SÓ no ano passado, não generalizem, sff) e já perdemos na pré e acabamos em primeiro dos últimos. Mas de há uns anos para cá, no Benfica, a pré-temporada não interessa para nada!
Ganhar é um sinal. Apenas isso. Tanto pode dar para um lado, como para outro! Mas de certeza que uma equipa que ganha está mais próxima do nível que pretende. Ontem, viu-se um bom Benfica, contra uma equipa já em competição. Mas foi um Benfica onde os reforços Taarabt e Carcela tardam em mostrar-se, pois ambos, apesar da técnica e qualidade, mostram-se longe de fazer a diferença e longe de fazer esquecer Salvio, por exemplo. E são, ainda, pouco esforçados. Ola John continua confrangedor pelos mesmos motivos! E onde parece claramente que o nosso banco é limitado. E Pizzi, apesar do golo, não é um 8 para o que se exige de um clube como o nosso. Sim, vi um Benfica com algum dinamismo, mas também muitos passes errados, dois ou três deles à queima para Ederson. E o dinamismo, só da parte de alguns... Nélson Semedo é reforço para a lateral direita e é bem melhor que Lindelof (pelo menos a nível ofensivo). Samaris é Samaris e Jonathan continua a prometer. Mas apesar de algumas melhorias notórias, é preciso mais. É preciso que Gaitán não saia! É preciso uma opção para o argentino, pois aparentemente nem Gonçalo Guedes, nem Nuno Santos estão a contar atempo inteiro (sobretudo o último). Salvio poderá parar boa parte da época, é preciso alguém que possa alternar com Carcela. E por favor Talisca não! E é preciso saber se Marçal ou Sílvio contam para o lado  esquerdo, pois Eliseu claramente não serve! E é saber se Djuricic vai ser opção!

Não me venham mesmo é com merdas! Dizer que está tudo bem e que isto não conta para nada é prestar mau serviço. É não ter capacidade crítica! E sim, é claro que se nada mudar e formos campeões vou festejar e não serei menos benfiquista! Assim como se perdermos não irei ficar contente por ter tido razão! Por isso deixem-se de moral da treta! É preciso mais mesmo! Dá ideia que Rui Vitória ainda não encontrou o estilo ideal se calhar. Ou por outro lado, só agora no México irá, depois de testar o que tem em mãos, colocar o seu 11 em prática. Veremos... Uma coisa me parece certa: dizer que os outros é que se precisam de reforçar e nós não depois de perdermos Maxi, Salvio e Lima (num plantel que já de si era curto) e com Taarabt e Carcela sem impressionar é, no mínimo, irresponsável.

Adenda: só mais uma curiosidade: para muitos, quando perdemos isto é como acaba e não como começa. Mas depois esses mesmos são os que exultam com as derrotas dos nossos adversários...

PS: Não gostei do discurso de Rui Vitória. "Épocas anteriores"? O que lá vai, lá vai!

Off topic: Estas palavras de Luís Duque colocam em marcha o plano de acabarmos com o Benfica na BTV. Acho estranho que haja gente que nada aponte a isto quando há bem pouco tempo não se calavam de termos a nossa equipa no canal do clube! Cataventos são piores que abutre!

11 comentários:

Oliveira disse...

Consigo entender esta crítica, pois é construtiva. Não concordo com tudo, mas na globalidade. Se ontem tivéssemos ganho, o sentimento era o mesmo? Não iria disfarçar as mesmas fragilidades que o plantel apresenta? Os mesmos problemas? Na minha opinião, as dúvidas têm de se resolver é na pré-época, e para as resolverem têm de se jogar jogos, não há volta a dar. Penso que, após estes 3 jogos, RV devia apostar no onze tipo, pois já deverá ter 90% do plantel definido. Assim, continuo com as dúvidas DE (Marçal) EE (Carcela) e PL (Nelson Oliveira, Jonattan), sendo que mais um Extremo e um PL pelo menos serão necessários, e não me parece que seja Bilal o ED.

Red Army Officer disse...

Obrigado pela sua opinião! Assim vale a pena discordar! :D

A opinião, meu caro, seria a mesma, pois fica a sensação que podíamos ter ganho. A verdade é que há uma esquizofrenia que n se aguenta. É culpa dos jornalistas, dos outros que jogam com equipas da 3ª divisão ou dos que pensam que é preciso buscar jogadores... A minha opinião é a que vem espelhada: nem 8, nem 80. Nem estamos mal, mas também estamos longe do desejável.

MangaNa KThório disse...

Estranho seria se ao fim de 3 jogos e com mudança de treinador tudo estivesse a rolar de forma incrível. O Futebol jogo jogado é isto mesmo, o Chelsea de Mourinho contra a mesma equipa com que jogamos esta madrugada perdeu, e depois foi jogar com o PSG e venceu.
Os resultados na minha modesta opinião, nesta fase são o menos importante. Obvio que é bom ganhar, ninguém gosta de perder e a vitória pode acelerar o processo evolutivo.

Estranho também seria que Carcela e Taarabat por exemplo, com o tempo de jogo que tiveram até ao momento fossem já extremamente influentes no nosso jogo. Penso que é preciso dar tempo ao tempo e ter cuidado com as análises.
O primeiro golo do adversário ontem surgiu de um erro do nosso Capitão, com anos de benfica e com a experiência e qualidade que todos lhe reconhecemos. Ou seja, nem o Luisão deixou de ser o grande jogador que é, nem os novos porque ainda não demonstram aquilo que gostaríamos são os piores jogadores que passaram pelo benfica. Concordo com as análises a Ola John e Nelson Oliveira, por exemplo, porque esses já tiveram demasiadas oportunidades, agora com os novos sejam eles reforços ou jogadores vindos da formação é preciso um pouco mais de paciência.
Matic e Samaris quando começaram a jogar também cometiam muitos erros e com o tempo tornaram-se cada um de forma diferente e com estilos diferentes em jogadores fundamentais.

Por isso digo: Calma (talvez seja preciso um ou outro reforço concordo principalmente com o DE e um PL/Avançado, mas calma)

Por fim quanto ao Treinador Rui Vitória seja no estilo de jogo seja na potencializarão de jogadores não estou preocupado. Sempre gostei das suas equipas e até já tem uma Taça de Portugal. Jogadores potencializados (Paulo Oliveira, Traoré, Bernard, Hernani, Ricardo) só para mencionar alguns e à escala em que estava.

Portanto, como qualquer benfiquista, quero ganhar sempre, gosto de ganhar sempre, como em todas as épocas, não concordo com tudo, não discordo de tudo e esta é a fase em que temos de ser mais pacientes.

Minha Opinião
Um abraço

Anónimo disse...

....meu caro....todas as opiniões sempre que não sejam para DENEGRIR 0 BENFICA ,são sempre respeitáveis.....A TUA A MINHA E A DE TODOS OS BENFIQUISTAS.....valendo o que valem....Eu por exemplo mesmo percebendo que GANHAR dá um espirito mais tranquilo, NÃO VOU EM DRAMAS tento analisar os prós e contras.....resumindo o meu pensamento ,ACHO QUE ESTÁ A SER UM TRABALHO POSITIVO, treinador novo COM O QUE ISSO IMPLICA,E DANDO ATE COMO EXEMPLO QUE SÓ ONTEM PELA 1ª VEZ JOGOU O MARROQUINO......ontem foi para mim o teste decisivo para analisar se a equipa está ou não no bom caminho......REPARA(dando de barato que ganharam ao campeão ingles do tal treinador melhor do mundo,)O BENFICA JOGOU CONTRA UMA DAS MELHORES EQUIPAS DO CAMPEONATO AMERICANO E QUE JÁ TEM NAS PERNAS E NO FISICO A PREPARAÇÃO E A ROTINA DE 19 JOGOS.....pergunto: não fora os erros normais para o inicio da época ONDE É QUE OS AMERICANOS MERECERAM GANHAR???? O COMPORTAMENTO DA EQUIPA FOI MUITO BOM.....repara que nesta altura o BENFICA JÁ DAVA 15 A 0 AO MAFRA DESTA VIDA,,,,,deu por exemplo para ver um MIUDO LATERAL DIREITO COM MUITO FUTURO , e um BELGA/MARROQUINO de muita CLASSE..etc;..está tudo bem???claro que não.....permite-me dizer que ainda ontem o catedrático, depois de um feito histórico ao ganhar esse PRESTIGIADO torneio de africa contra dois colossos do futebol mundial, afirmou que o clube que treina TEM MUITO QUE TRABALHAR E APRENDER PARA CONSEGUIR SER CAMPEÃO......resumindo ,para mim,(repito ,vale o que vale),ESTAMOS NO BOM CAMINHO....abraço

Red Army Officer disse...

Obrigado pelas opiniões, mesmo discordantes, mostram elevação!

João Oliveira disse...

O Benfica já tem mais do que um 11 rotinado para o inicio de época. Tem Julio Cesar, André Almeida, Silvio, Luisão, Jardel, Lisandro, Eliseu, Samaris, Fejsa, Pizzi, Gaitan, Talisca e Jonas. Acredito mesmo que destes apenas Jonhatan ou Carcela entrem no 11. Aliás discordo completamente da opinião sobre Carcela. Demonstra ser forte no um contra um. Apareceu bem num cruzamento a finalizar e ajudou sempre Nelson Semedo na direita. Só precisa de melhorar a forma fisica.

Quanto aos restantes elementos do plantel Vitória tem de fazer testes para perceber com quem pode contar ou não e depois disso contratar quem for necessário. Por exemplo para que iriamos contratar um defesa direito sem ser necessário visto que André Almeida, Silvio e Nelson Semedo são suficientes?

E à medida que o tempo passa são visiveis as lacunas. DE, MC e PL. E mesmo o médio centro temos jogadores para a posição. Por alguma razão que se desconhece é que Rui Vitória riscou Ruben Amorim e ignora Cristante.

sempreglorioso disse...

Neste momento só deve ser contratado um jogador para substituir o Lima... na minha opinião temos um plantel com muita qualidade e com muito futuro... O resto é conversa de quem está sempre cheio de medo. Rumo ao 35

Red Army Officer disse...

Então achar que só faz falta alguém para o lugar de Lima é rumo ao tri. Mas achar que faz falta mais um ou dois jogadores é ter medo?

nonameslb disse...

Ainda bem que nao es tu que mandas,e do que eu digo.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

amigo cataventos NÃO! BENFIQUISTAS A SÉRIO... AI VALHA-NOS VALE E AZEVEDO CRUZES CANHOTO... imagina se fosse VA o presidente... aposto que entregaria de mão beijada a centralização dos direitos ao inimigo JO, malandro.... valha-nos que está preso o malandro,,,fónix!

Red Army Officer disse...

O mesmo digo eu.. é que para mandar é preciso pensar e n ser um pau mandado...

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.