sábado, 19 de setembro de 2015

A defesa da tese do reforço do meio-campo para o Dragão

Se fizéssemos uma espécie de sondagem (agora estão na moda) entre os benfiquistas sobre um eventual reforço do meio campo no Dragão estou convencido o "sim" ganharia com larga vantagem. E eu votaria sim, claro está. Porquê? Não sei se os meu motivos "casam" com os da tal maioria, mas o reforço do meio campo é essencial para passarmos no Dragão! Porquê então? Primeiro, Samaris e Talisca no meio campo para defrontar 3 médios fortíssimos na saída e na posse de bola como os do FCP é um suicídio! O nosso grego ficaria sempre sozinho para os defrontar, pois Talisca, por muito que alguns insistam, não é, nem nunca será um 8. É uma não questão. Não se trata de apoiar o baiano, pois apoio não fará ser um 8. Ele é outro tipo de jogador. Ponto final, parágrafo. Até Jesus, no alto da sua típica teimosia percebeu isso no ano passado e fomos campeões, caramba! No ano passado, com o FCP, jogámos sempre com dois médios de contenção mais dois alas que ajudam atrás. Este ano só Gaitán o fará, pois nem Gonçalo Guedes, nem Victor Andrade são voluntariosos e temos dois laterais que são ofensivos. Por isso nada que saber, creio! Portanto esta é a primeira razão, o nosso meio campo iria ficar sempre a perder, Samarias ia ficar perdido no meio do trio do FCP e os ataques ia suceder-se. Em segundo lugar, e talvez mais importante. O Benfica, em teoria, joga parecido ao do ano passado, num 4-4-2, por isso nada a temer. O problema é que não é bem isso que se passa. As saídas para o ataque são diferentes e o meio campo não funciona. Samaris defende e Talisca ataca. Mesmo quando no lugar do baiano joga Pizzi ou quem for. Um defende, o outro joga mais à frente. Ponto. Não há elasticidade, nem ligação nem dinamismo. Só mesmo no ataque é que a coisa, quando os motores aquecem, funcionam e de que maneira. Esconder isto com a tese do temos que apoiar e acreditar é comer geladinhos de morango pela testa, negando a evidência. 

legenda
Quem joga então? A dupla Fejsa (POR FAVOR PAREM DE ESCREVER FEDJA!) e Samaris parecia feita no céu. Ambos rigorosos a defender e desenvoltos no ataque e de passada larga. No entanto, não funcionou. Mas creio que Vitória desistiu muito cedo desta dupla. É que o resto da equipa não funciona também e nem a dupla Samaris e Talisca trabalha melhor (apesar do que nos querem vender). Por isso, gostava de ver o treinador a apostar novamente em ambos. Outra opção viável é entrar Pizzi, mantendo Talisca no 11, mas saindo Gonçalo Guedes, usando o português como um interior direito, ficando o ataque com Gaitán, Jonas e Mitroglou nas suas posições actuais. Assim, liberta-se Semedo, lateral sem medo de arriscar, com Pizzi a cobrir o lado direito. Por fim, em último lugar da grelha de partida, um jogador que aprecio muito, mas que não parece contar para Vitória, Cristante (e depois querem que acreditemos que o Benfica recusou 20M€), claramente a 8. 

Creio que o problema não é tanto Talisca, o brasileiro é bom jogador. Mas fora de posição prejudica a equipa. É essencial por isso que Vitória equilibre a equipa, sem molestar o que temos de melhor: o trio Gaitán, Jonas e Mitroglou. Assim, o jogo no Dragão vai ser um teste de fogo para saber se o nosso treinador consegue perceber o que tem de fazer para que a equipa seja mais forte.

3 comentários:

Unknown disse...

O meu receio é quando se altera em função de um jogo, tipo aquela de colocar David Luís a defesa esquerdo quando levamos uma mão cheia no tempo de mestre da tática. Mas esta do reforço do meio campo parece.me sensata, desde que não seja feita à custa da saída de um ponta de lança. É que a defesa do Porto não é o que era e com o grego lá na frente e o Jonas a tabelar com o Gaitan eles vão ter muitos problemas. Adiro, assim, à tese daqueles que defendem a saída do Guedes e entrada do Fejsa.

Anónimo disse...

Julio César

Nelson Semedo
Luisão
Jardel
Eliseu

Fejsa (6)
Samaris(8)
Jonas(10)

Gaitan
Pizzi

Mitroglou

Honesto disse...

O nosso meio-campo é inexistente.Não funciona.

As nossos laterais a defender são uma avenida.

Eu se fosse Rui Vitória mudava radicalmente a equipa.

O meu meio-campo seria: Pizzi a Extremo Direito
Eliseu a Extremo Esquerdo ; para cortar as cavalgadas de Maxi e ajudar no centro e na lateral esquerda.

Samaris , uma dúvida entre Fejsa e Cristante.Um dá mais qualidade fisica outro com muito mais qualidade de passe.Gaitan a número 10 ; como um vagabundo sem posição fixa; deambulando por todo o campo.

A Av: Giménez Um dos pontos débeis da defesa do Porto é os lances de cabeça.Logo apostava em Giménez já que é mais móvel que Mitroglou e melhor de Cabeça que Jonas.

Na defesa: Luisão Jardel e André Almeida e uma dúvida Silvio ou Nélson Semedo.

Com a defesa do Porto desgastada por Giménez dar a estocada final com a entrada do Jonás.

Outro ponto importante: Fazer uma pressão alta constante , não deixando o Porto ter bola e ter um segundo para pensar o jogo.

No Banco tinha ainda Carcela e Tarabaat.Ou mostram agora que tem alguma qualidade ( não deve ser dificil terem um pouco mais que Vítor Andrade e Guedes no presente momento ) ou podem imediatamente irem para outras paragens.Eu nunca mas nunca os teria contratado (Não tem qualidade para o Benfica) mas já que cá estão e ganham balurdios ao menos que tenham uma oportunidade.Guedes e Vítor não podem ser titulares.Não tem qualidade suficiente actualmente para isso.Prescisam de crescer muito.

É a minha análise.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.